sábado, 5 de novembro de 2011

GUARDA MUNICIPAL DE GUAMARÉ RECEBERÁ TREINAMENTO PARA USO DO TASER – ARMA NÃO LETAL

              Finalmente chegou o período para o tão esperado treinamento para uso do Taser, arma não letal, de origem americana, utilizada em mais de 16 mil instituições de segurança pública no mundo inteiro e agora fará parte do arsenal da Guarda Municipal de Guamaré.
            A Guarda Municipal, contará com um efetivo de 50 homens que serão treinados a portar, utilizar e entender o mecanismo de atuação dessa arma não letal. Desde o início do processo até a chegada das armas, passaram-se cinco ansioso meses.
            O treinamento será realizado pela ABILITY BR, empresa exclusiva de representação no Brasil, desse armamento. O treinamento ocorrerá de 08 a 12 de novembro e contará com a participação de outros agentes de segurança da região, tais da 5ª Delegacia Regional de Polícia Civil – Macau e do Destacamento de Policiais Militares de Guamaré.
            “Esse armamento é um investimento da administração do Prefeito Auricélio, que sempre zelou pelo bom andamento dessa Instituição, friso também, a Sra. Katiúscia Montenegro, Secretária do Gabinete Civil, pelo empenho e compromisso com nós, guardas municipais e com a sociedade em geral, pois um investimento desse porte, trará retornos inestimáveis, e garantirá uma maior segurança dos profissionais de segurança pública municipal, que agora dispõem de recurso, comprovadamente eficiente em seu dia a dia”. Expõe assim, o Scmt Cabral, responsável pela operacionalidade da tropa, que vê mais um sonho realizado e que confiante, segue no processo de aquisição de coletes balísticos e contra objetos cortantes. Pleito esse, que tem recebido total empenho da secretária do Gabinete civil, do Exmo. Prefeito e do Cmt. Antony.
            Para o Cmt. Antony, Tenente Coronel da PMRR, esse é um grande recurso, que algumas policiais no país dispõe, e agora, chega a Guarda Municipal de Guamaré, com o objetivo maior de proteger a população, garantindo também a segurança daqueles que a fazem. O Comandante, ao assumir o cargo em junho desse ano, firmou compromisso através de suas palavras com a tropa de buscar melhorias, tanto no aspecto material, quanto na capacitação da tropa, bem como na valorização profissional, prova disso é o avançado estado de aquisição dos coletes balísticos, que o mesmo acompanha pessoalmente, juntamente com o subcomandante Cabral.
O TASER é a Arma Não-Letal emissora de “ondas T” (forma de onda semelhante à onda cerebral), com ação direta sobre o sistema nervoso sensorial e sistema nervoso motor do oponente, de forma a paralisá-lo com menor possibilidade de dano em decorrência da ação da mesma, se comparada com uma arma de fogo*. Trará maior segurança aos Guardas Municipais, que agora contarão com essa poderosa arma, nas operações que sejam necessário imobilizar ou intimidar pessoas alteradas ou agressivas, bem como no combate e prevenção de crimes e no impedimento de suicídios e outros comportamentos negativos.

TASER M26, modelo adotado pela GMG.

O TASER M26 é fornecido com a Mira Laser. Acessório padrão, extremamente importante em função de dois aspectos, visto que reduz a possibilidade do Policial não acertar o alvo e, sobretudo, a Mira Laser, por si só, é um fator de imposição de respeito à autoridade, afinal, basta posicionar o ponto luminoso sobre o corpo do suspeito e dar-lhe "voz de prisão" para que este se sinta inibido em esboçar reação.*


Como mostra a imagem acima o TASER pode ser utilizado também sem o cartucho com os dardos, ou seja, pode ser usado através do contacto direto da extremidade do cano com o corpo do criminoso*.

* Informações extraídas e/ou adaptadas do site http://www.abilitybr.com.br/armas/default.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário