sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

MORALIZAÇÃO DO ESPAÇO PÚBLICO, RESGATE DA SEGURANÇA





A população de Guamaré, através da Lei 457/2010 – AST, que criou a Guarda Municipal de Guamaré, recebeu um forte instrumento de moralização do espaço público. O que tem devolvido a tranqüilidade aos cidadãos que trabalham e vivem nessa cidade.

            O que temos realizado, enquanto instituição criada para proteger o patrimônio público, são ações de devolução da tranqüilidade aos cidadãos guamareenses. Muitas de nossas atividades, em hipótese nenhuma ferem nossa missão, pois se autuamos, efetuamos prisões ou combatemos o tráfico de drogas e entorpecentes, somos amparados no dever legal em que a Constituição Federal de 1988, no seu artigo 144 deixa claro, que “a segurança pública é dever do Estado e responsabilidade de todos” e se somos profissionais de segurança público, temos o dever ético de proteger o bem maior de uma sociedade, que é a vida e suas implicações sociais (as relações que cria com o espaço público, serviços que utiliza e demais aparelhos público). Nessa missão ética, nos deparamos com pessoas que, de forma negativa tentam conviver com a sociedade. Estas pessoas não respeitam o espaço coletivo público, destrói a vida de famílias inteiras com a introdução de drogas, causam constrangimento ou vexame aos demais, com comportamentos anti-sociais, através de depravações, bebedeiras e ofensas, além de uso indevido de veículos automotores, muitas vezes causando acidentes.
            A depredação do patrimônio público sempre foi uma realidade presente neste município, pessoas não sociáveis, destruíam praças, iluminação pública, logradouros e danificam prédios públicos e privados. O resultado era uma população revoltada com essa situação, pois muitas vezes se sentiam oprimidos em sair para fazer atividades simples, como caminhar, conversar numa praça e etc.

O QUE A GUARDA TEM REALIZADO?
         
   Para combater o mau uso do espaço público, a Guarda Municipal tem realizado rondas ostensivas em todas as ruas da cidade. Estas rondas se caracterizam como ato inibidor de arruaceiros e outros.  É de forma clara na sua atuação que a Guarda Municipal vem devolvendo a Moralização do Espaço Público Guamareense. O que se nota, é a satisfação em ter mais tranqüilidade. Claro que não somos perfeitos, mais assumimos nossa responsabilidade de promover uma Guamaré calma e segura. Isso só se faz com trabalho diário e eficiente, o que muitas vezes tem causado comentários em nada verídicos.

RONDA ESCOLAR
           
A educação é a área de interesse maior do município, pois passa por ela a função de formar cidadãos criticamente ativos e empreendedores. Zelando por esse futuro promissor, a Guarda tem realizado rondas escolares, e fixando em horários de fluxo maior como na entrada, intervalo e saída em frente às escolas, homens capacitados para atender a demanda e coordenar o trânsito nas imediações das escolas. Colabore com a educação.

PARE NA FAIXA DE PEDESTRE, A GUARDA E OS ALUNOS AGRADECEM.

            A ronda escolar tem atribuído ao espaço público nas proximidades das unidades educacionais, um maior caráter de civilidade, o que garante aos pais e responsáveis maior tranqüilidade do acesso a essas unidades. Para muitos, o trajeto até a escola se faz de forma solitária, e a ronda escolar t
em facilitado o acesso ao meio escolar, controlando o transito, que muitas vezes não respeita os alunos na travessia da faixa de pedestre, e a presença tem atribuído a um espaço anteriormente volúvel, maior segurança para o seu funcionamento. É salutar informar que nossos colaboradores, estão preparados e instruídos a lidar com situações das mais diversas possíveis.


NOSSA TROPA

           
            Após intenso treinamento físico e operacional, capacitação em diversas áreas do conhecimento  tais como direito, ética e cidadania, defesa pessoal e patrimônio público, a Guarda em Cerimônia de Formatura, diplomou 50 homens, capacitados e treinados, pronto para atuar na segurança do município.


 

            Como podemos observar na foto a cima, todos devidamente fardados, cientes de sua missão no setor de segurança pública.

NOSSA FROTA


Para atender a demanda de nossa população, a Guarda Municipal Conta atualmente com uma viatura e cinco motos, que se dividem em todos os setores do município para realizar rondas ostensivas de proteção ao patrimônio público e a vida do cidadão.





           
SEJA NOSSO PARCEIRO

            Estamos 24 horas de plantão, realizando rondas a guarda de pontos fixos. Sua colaboração pode ser feita, através de conversa ou denúncia a qualquer Guarda Municipal, ou diretamente da Base de Operações ou em contato pelo telefone (84) 8826-4218 Cmt Anselmo ou (84) 8826-4245, subcomandante Cabral.


GUARDA MUNICIPAL
153
ATENDIMENTO AO CIDADÃO


Nenhum comentário:

Postar um comentário