domingo, 27 de fevereiro de 2011

GUARDA MUNICIPAL DE GUAMARÉ Segurança de Qualidade Qualidade em Serviço


            A função primária dos grupamentos humanos foi conferir segurança e melhorar as atividades extrativistas iniciais da sociedade, a qual o homem se mostra social desde sua formação.
            É prestando uma segurança de qualidade, que a Guarda Municipal de Guamaré, após intenso e efetivo treinamento tem atuado no município. É salutar mencionar o pioneirismo da Prefeitura de Guamaré a implantar esta instituição, nesse sentido é plausível a administração do Sr. Auricélio dos Santos Teixeira, prefeito. A qualidade em serviço tem-se mostrado na presença ostensiva da GM nas vias públicas da cidade. Esta presença tem devolvido resultados satisfatórios aos munícipes, se expondo através de várias autuações, prisões, revistas e repressão ao tráfico de entorpecentes, o que tem levado uma sensação maior de segurança.
            Reconhecidamente notável é a atuação do Comandante Anselmo e do Subcomandante Cabral, que tem de forma primaz, articulado, planejado e executado com toda equipe, trabalhos diários, eficientes e respeitáveis. Esta função, a de coordenar, é veridicamente desde os primórdios, ferramenta norteadora dos grupos sociais, e o que se nota é uma direção única entre os GM’s e o comando da Guarda. Esta unidirecional atividade, que é prestar um bom serviço em segurança pública, tem sido possível com planejamento e coragem dos homens que se desprenderam de medos e vida própria para doarem-se a segurança dos outros.
            Desde sua implantação, a Guarda Municipal tem visado uma Guamaré livre de constrangimentos aos cidadãos de bem, fazendo do dia a dia um espaço de lazer, trabalho e crescimento das famílias guamareenses. Rotineiramente, a Guarda tem-se mostrado eficaz, e isso tem sido demonstrado através do reconhecimento da população de bem, que se sente segura e feliz. Felizmente, a tropa tem combatido crimes sabidamente pela população com trivial e banal. Claro que essas atitudes não ficariam sem comentários, pois enquanto poucos tentam manchar a atuação da Guarda Municipal de Guamaré, a maioria da população, vê com gratidão o serviço realizado.

            Para o Comandante Anselmo Sampaio, a guarda cumpre sim, e com dignidade, seu papel e tem cautelosamente, atendido aos anseios da população, a qual sempre clamou por segurança e justiça. Frisa o Sr. Anselmo, que a Guarda municipal trabalha em parceria com a população e que muito de nossas ações, são resultados de denúncias, de cidadãos que se envergonham ao estado em que a segurança chegou nesta cidade. Para ele, não é culpa de um ou de outro, mas deficiência de um sistema estadual sucateado e arcaico.
          
           O Subcomandante Cabral, deixa claro em seu falar que “a guarda municipal de Guamaré, tem resgatado o respeito e a dignidade da população, que diariamente se via encurralada por um grupo de pessoas que nada queriam com a sociedade. Para o Sr. Cabral, a Guarda tem muito mais que segurança, envolvido em seus ideais, tem um lado social muito forte e presente, o qual se sente nas diversas solicitações chegadas a esta instituição. A guarda foi e é uma luta constante do Sr. Cabral que zela pelo serviço e valorização dos guardas municipais, se expondo como um grande articulador em favor da verdadeira moralização do servidor público.
            Outro aspecto importante observado com a implantação da Guarda Municipal é a valorização do servidor, antes tidos simplesmente como vigias ou vigilantes, eram tratados com desdém e muitas vezes sofriam humilhações e constrangimentos. Hoje, devidamente treinados, fardados e com a auto-estima elevada, os ex-vigilantes prestam serviços de qualidade primado na base do cidadão protegido e feliz. Em conversa com o Sr. Francisco Ferreira, pude observar a alegria em ser um funcionário em segurança pública, capacitado e atuante em seu serviço. Ele frisa que hoje, sente-se respeitado não só em Guamaré mas em outras cidades. Relata ele que, antes eram como funcionários inexistentes nos cargos, e com o advenho da Guarda, a valorização ocorreu de forma gradual e acentuada. E isso, afirma ele, é muito mais que algo local, é um exemplo que se expande em todas as direções, fazendo com que outros municípios pensem nesse mesmo sentido. “somos conhecidos como guardiões da cidade, e isso é gratificante e sem preço, pois o reconhecimento do cidadão, a resposta às necessidades da população, desse trabalho importante, é algo fundamental, que se traduz em um porto as tantas solicitações e moralização do espaço público, como missão de prestar serviço de segurança como qualquer uma outra profissão, com a diferença, pois essa profissão nos traz conforto e confiança em receber um serviço de qualidade, oferecido pelo gestor Auricélio dos Santos Teixeira que se preocupa com o bem estar do seu povo.”
            No aspecto operacional, a guarda conta com 50 homens, distribuídos nos mais diversos setores da administração, realizando rondas diurnas e noturnas, ou estando em pontos fixos caso do hospital e prefeitura de Guamaré. Os 50 Guardas foram capacitados e participaram da solenidade de formatura, no dia 05 de janeiro deste ano. Neste ato se fez presente o Exmo. Sr. Prefeito Auricélio dos Santos Teixeira, a primeira dama e secretária de Turismo Kelly Margareth, a secretária Chefe do Gabinete Civil, Katiuscia Montenegro, demais secretários,

 vereadores, o delegado da 5ª Delegacia Regional de Polícia de Macau, Dr. Pinto, o Delegado da Regional de Lages, Dr. Sidney e outras autoridades, entre eles Major Jorge da Polícia Militar do RN e Professor responsável pelo curso de formação da Guarda Municipal.

            Para a Secretária Chefe do Gabinete Civil, a Sra. Katiúscia Montenegro, a Guarda Representa uma grande conquista da população guamareense, e o resultado de meses de trabalho. Trabalho este acompanhado de perto pelo prefeito, o qual sempre zelou pelo andamento dos procedimentos que culminaram com a implantação desta tão capacitada Guarda. Em seu discurso, a secretária cita claramente a importância para o município, dessa ação da gestão, que se transformará em um marco em toda região salineira.
            Para a Chefe do Gabinete Civil, o trabalho a ser realizado pela Guarda Municipal, será o respaldo administrativo do Prefeito aos anseios e apelos da cidade. Notoriamente, a guarda se veste de guardiã, o que automaticamente a faz parceira do sistema na administração do município.
            Que a Segurança Pública, promovida pela Guarda Municipal, faça de Guamaré uma cidade cheia de esperança e alegria, marca caricata de seu povo. Pois a segurança faz parte do tripé que sustenta as sociedades organizadas, o que confere as pessoas uma melhor qualidade de vida e bem estar.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

MORALIZAÇÃO DO ESPAÇO PÚBLICO, RESGATE DA SEGURANÇA





A população de Guamaré, através da Lei 457/2010 – AST, que criou a Guarda Municipal de Guamaré, recebeu um forte instrumento de moralização do espaço público. O que tem devolvido a tranqüilidade aos cidadãos que trabalham e vivem nessa cidade.

            O que temos realizado, enquanto instituição criada para proteger o patrimônio público, são ações de devolução da tranqüilidade aos cidadãos guamareenses. Muitas de nossas atividades, em hipótese nenhuma ferem nossa missão, pois se autuamos, efetuamos prisões ou combatemos o tráfico de drogas e entorpecentes, somos amparados no dever legal em que a Constituição Federal de 1988, no seu artigo 144 deixa claro, que “a segurança pública é dever do Estado e responsabilidade de todos” e se somos profissionais de segurança público, temos o dever ético de proteger o bem maior de uma sociedade, que é a vida e suas implicações sociais (as relações que cria com o espaço público, serviços que utiliza e demais aparelhos público). Nessa missão ética, nos deparamos com pessoas que, de forma negativa tentam conviver com a sociedade. Estas pessoas não respeitam o espaço coletivo público, destrói a vida de famílias inteiras com a introdução de drogas, causam constrangimento ou vexame aos demais, com comportamentos anti-sociais, através de depravações, bebedeiras e ofensas, além de uso indevido de veículos automotores, muitas vezes causando acidentes.
            A depredação do patrimônio público sempre foi uma realidade presente neste município, pessoas não sociáveis, destruíam praças, iluminação pública, logradouros e danificam prédios públicos e privados. O resultado era uma população revoltada com essa situação, pois muitas vezes se sentiam oprimidos em sair para fazer atividades simples, como caminhar, conversar numa praça e etc.

O QUE A GUARDA TEM REALIZADO?
         
   Para combater o mau uso do espaço público, a Guarda Municipal tem realizado rondas ostensivas em todas as ruas da cidade. Estas rondas se caracterizam como ato inibidor de arruaceiros e outros.  É de forma clara na sua atuação que a Guarda Municipal vem devolvendo a Moralização do Espaço Público Guamareense. O que se nota, é a satisfação em ter mais tranqüilidade. Claro que não somos perfeitos, mais assumimos nossa responsabilidade de promover uma Guamaré calma e segura. Isso só se faz com trabalho diário e eficiente, o que muitas vezes tem causado comentários em nada verídicos.

RONDA ESCOLAR
           
A educação é a área de interesse maior do município, pois passa por ela a função de formar cidadãos criticamente ativos e empreendedores. Zelando por esse futuro promissor, a Guarda tem realizado rondas escolares, e fixando em horários de fluxo maior como na entrada, intervalo e saída em frente às escolas, homens capacitados para atender a demanda e coordenar o trânsito nas imediações das escolas. Colabore com a educação.

PARE NA FAIXA DE PEDESTRE, A GUARDA E OS ALUNOS AGRADECEM.

            A ronda escolar tem atribuído ao espaço público nas proximidades das unidades educacionais, um maior caráter de civilidade, o que garante aos pais e responsáveis maior tranqüilidade do acesso a essas unidades. Para muitos, o trajeto até a escola se faz de forma solitária, e a ronda escolar t
em facilitado o acesso ao meio escolar, controlando o transito, que muitas vezes não respeita os alunos na travessia da faixa de pedestre, e a presença tem atribuído a um espaço anteriormente volúvel, maior segurança para o seu funcionamento. É salutar informar que nossos colaboradores, estão preparados e instruídos a lidar com situações das mais diversas possíveis.


NOSSA TROPA

           
            Após intenso treinamento físico e operacional, capacitação em diversas áreas do conhecimento  tais como direito, ética e cidadania, defesa pessoal e patrimônio público, a Guarda em Cerimônia de Formatura, diplomou 50 homens, capacitados e treinados, pronto para atuar na segurança do município.


 

            Como podemos observar na foto a cima, todos devidamente fardados, cientes de sua missão no setor de segurança pública.

NOSSA FROTA


Para atender a demanda de nossa população, a Guarda Municipal Conta atualmente com uma viatura e cinco motos, que se dividem em todos os setores do município para realizar rondas ostensivas de proteção ao patrimônio público e a vida do cidadão.





           
SEJA NOSSO PARCEIRO

            Estamos 24 horas de plantão, realizando rondas a guarda de pontos fixos. Sua colaboração pode ser feita, através de conversa ou denúncia a qualquer Guarda Municipal, ou diretamente da Base de Operações ou em contato pelo telefone (84) 8826-4218 Cmt Anselmo ou (84) 8826-4245, subcomandante Cabral.


GUARDA MUNICIPAL
153
ATENDIMENTO AO CIDADÃO