A função primária dos grupamentos humanos foi conferir segurança e melhorar as atividades extrativistas iniciais da sociedade, a qual o homem se mostra social desde sua formação.
É prestando uma segurança de qualidade, que a Guarda Municipal de Guamaré, após intenso e efetivo treinamento tem atuado no município. É salutar mencionar o pioneirismo da Prefeitura de Guamaré a implantar esta instituição, nesse sentido é plausível a administração do Sr. Auricélio dos Santos Teixeira, prefeito. A qualidade em serviço tem-se mostrado na presença ostensiva da GM nas vias públicas da cidade. Esta presença tem devolvido resultados satisfatórios aos munícipes, se expondo através de várias autuações, prisões, revistas e repressão ao tráfico de entorpecentes, o que tem levado uma sensação maior de segurança.
Reconhecidamente notável é a atuação do Comandante Anselmo e do Subcomandante Cabral, que tem de forma primaz, articulado, planejado e executado com toda equipe, trabalhos diários, eficientes e respeitáveis. Esta função, a de coordenar, é veridicamente desde os primórdios, ferramenta norteadora dos grupos sociais, e o que se nota é uma direção única entre os GM’s e o comando da Guarda. Esta unidirecional atividade, que é prestar um bom serviço em segurança pública, tem sido possível com planejamento e coragem dos homens que se desprenderam de medos e vida própria para doarem-se a segurança dos outros.
Desde sua implantação, a Guarda Municipal tem visado uma Guamaré livre de constrangimentos aos cidadãos de bem, fazendo do dia a dia um espaço de lazer, trabalho e crescimento das famílias guamareenses. Rotineiramente, a Guarda tem-se mostrado eficaz, e isso tem sido demonstrado através do reconhecimento da população de bem, que se sente segura e feliz. Felizmente, a tropa tem combatido crimes sabidamente pela população com trivial e banal. Claro que essas atitudes não ficariam sem comentários, pois enquanto poucos tentam manchar a atuação da Guarda Municipal de Guamaré, a maioria da população, vê com gratidão o serviço realizado.
Para o Comandante Anselmo Sampaio, a guarda cumpre sim, e com dignidade, seu papel e tem cautelosamente, atendido aos anseios da população, a qual sempre clamou por segurança e justiça. Frisa o Sr. Anselmo, que a Guarda municipal trabalha em parceria com a população e que muito de nossas ações, são resultados de denúncias, de cidadãos que se envergonham ao estado em que a segurança chegou nesta cidade. Para ele, não é culpa de um ou de outro, mas deficiência de um sistema estadual sucateado e arcaico.
O Subcomandante Cabral, deixa claro em seu falar que “a guarda municipal de Guamaré, tem resgatado o respeito e a dignidade da população, que diariamente se via encurralada por um grupo de pessoas que nada queriam com a sociedade. Para o Sr. Cabral, a Guarda tem muito mais que segurança, envolvido em seus ideais, tem um lado social muito forte e presente, o qual se sente nas diversas solicitações chegadas a esta instituição. A guarda foi e é uma luta constante do Sr. Cabral que zela pelo serviço e valorização dos guardas municipais, se expondo como um grande articulador em favor da verdadeira moralização do servidor público.
Outro aspecto importante observado com a implantação da Guarda Municipal é a valorização do servidor, antes tidos simplesmente como vigias ou vigilantes, eram tratados com desdém e muitas vezes sofriam humilhações e constrangimentos. Hoje, devidamente treinados, fardados e com a auto-estima elevada, os ex-vigilantes prestam serviços de qualidade primado na base do cidadão protegido e feliz. Em conversa com o Sr. Francisco Ferreira, pude observar a alegria em ser um funcionário em segurança pública, capacitado e atuante em seu serviço. Ele frisa que hoje, sente-se respeitado não só em Guamaré mas em outras cidades. Relata ele que, antes eram como funcionários inexistentes nos cargos, e com o advenho da Guarda, a valorização ocorreu de forma gradual e acentuada. E isso, afirma ele, é muito mais que algo local, é um exemplo que se expande em todas as direções, fazendo com que outros municípios pensem nesse mesmo sentido. “somos conhecidos como guardiões da cidade, e isso é gratificante e sem preço, pois o reconhecimento do cidadão, a resposta às necessidades da população, desse trabalho importante, é algo fundamental, que se traduz em um porto as tantas solicitações e moralização do espaço público, como missão de prestar serviço de segurança como qualquer uma outra profissão, com a diferença, pois essa profissão nos traz conforto e confiança em receber um serviço de qualidade, oferecido pelo gestor Auricélio dos Santos Teixeira que se preocupa com o bem estar do seu povo.”
No aspecto operacional, a guarda conta com 50 homens, distribuídos nos mais diversos setores da administração, realizando rondas diurnas e noturnas, ou estando em pontos fixos caso do hospital e prefeitura de Guamaré. Os 50 Guardas foram capacitados e participaram da solenidade de formatura, no dia 05 de janeiro deste ano. Neste ato se fez presente o Exmo. Sr. Prefeito Auricélio dos Santos Teixeira, a primeira dama e secretária de Turismo Kelly Margareth, a secretária Chefe do Gabinete Civil, Katiuscia Montenegro, demais secretários,
vereadores, o delegado da 5ª Delegacia Regional de Polícia de Macau, Dr. Pinto, o Delegado da Regional de Lages, Dr. Sidney e outras autoridades, entre eles Major Jorge da Polícia Militar do RN e Professor responsável pelo curso de formação da Guarda Municipal.
Para a Secretária Chefe do Gabinete Civil, a Sra. Katiúscia Montenegro, a Guarda Representa uma grande conquista da população guamareense, e o resultado de meses de trabalho. Trabalho este acompanhado de perto pelo prefeito, o qual sempre zelou pelo andamento dos procedimentos que culminaram com a implantação desta tão capacitada Guarda. Em seu discurso, a secretária cita claramente a importância para o município, dessa ação da gestão, que se transformará em um marco em toda região salineira.
Para a Chefe do Gabinete Civil, o trabalho a ser realizado pela Guarda Municipal, será o respaldo administrativo do Prefeito aos anseios e apelos da cidade. Notoriamente, a guarda se veste de guardiã, o que automaticamente a faz parceira do sistema na administração do município.
Que a Segurança Pública, promovida pela Guarda Municipal, faça de Guamaré uma cidade cheia de esperança e alegria, marca caricata de seu povo. Pois a segurança faz parte do tripé que sustenta as sociedades organizadas, o que confere as pessoas uma melhor qualidade de vida e bem estar.